A SACRALIDADE DA PESSOA

A SACRALIDADE DA PESSOA
NOVA GENEALOGIA DOS DIREITOS HUMANOS
Autor: Hans Joas

Sinopse – A SACRALIDADE DA PESSOA – NOVA GENEALOGIA DOS DIREITOS HUMANOS – Hans Joas

Esta é primeira obra do alemão Hans Joas, um dos autores mais influentes da atualidade na área de Filosofia, traduzida para o portuguкs. Escrito em 2011 o livro aborda o candente tema dos direitos humanos, a partir de um estudo inovador e surpreendente sobre sua fundamentação histуrica. Onde residem as raízes dos direitos humanos? Teria se originado na tradição judaico-cristã? Ou teriam surgido no bojo do iluminismo?
O autor rejeita ambas as hipуteses, rompe com interpretaçхes usuais e constrуi uma narrativa pouco convencional, sustentando que a noção universal de dignidade humana resultou de um profundo e complexo processo de sacralização da pessoa. Ao longo do tempo, cada ser humano passou a ser considerado "sagrado", a ponto de essa compreensão institucionalizar-se no direito.
Não se trata, porém, de atribuir um sentido exclusivamente religioso а ideia de "sacralização". Para Joas, esse conceito engloba conteúdos seculares: "Os direitos humanos são fruto, principalmente, de resistкncia contra a aliança de poder entre Estado e Igreja (catуlica) ou contra o cristianismo como um todo".
O pensador demonstra que a histуria da "sacralização" da pessoa não pode ser descrita a partir de uma histуria das ideias ou apenas com base em registros documentais. Para contá-la, é preciso recorrer a levar em conta a forma como as diversas tradiçхes culturais foram articuladas, codificadas legalmente e assimiladas em práticas da vida cotidiana.

A SACRALIDADE DA PESSOA – NOVA GENEALOGIA DOS DIREITOS HUMANOS – Hans Joas

Por favor, compartilhe este livroShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A informação nesta página está disponível apenas para referência.
Você pode comprar ou baixar este livro online - amazon.com.br