As Origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres

As Origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres
Autor: Ana Isabel álvarez Gonzalez

Sinopse – As Origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres – Ana Isabel álvarez Gonzalez

Durante a 3є Ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres foi lançada a tradução para o portuguкs de um livro muito interessante de Ana Isabel Alvarez González, “ As Origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres”. Diversas são as histуrias que existem sobre esse dia, que é comemorado no 08 de março, e a autora nos apresenta uma possibilidade de desvendarmos esses fatos e mitos sobre uma data tão simbуlica para a luta das mulheres e para a sociedade como um todo.
A pesquisa realizada pela autora vai a fundo conhecer a histуria do movimento de mulheres socialistas do final do século 19 e início do século 20. Revela embates e contradiçхes dentro do movimento socialista quanto ao reconhecimento da importвncia da igualdade entre os sexos e da libertação das mulheres.
A luta das mulheres reivindicava o direito ao voto, ao reconhecimento como portadoras de bens e direitos, o acesso ao trabalho e ao espaço público. A autora relata os acontecimentos do trágico e marcante incкndio em uma fábrica nos Estados Unidos, onde mais de cem operárias foram mortas. Tal evento foi de suma importвncia para o desenvolvimento do movimento operário estadunidense, no entanto, a autora desconstrуi o mito que o vincula а criação do Dia Internacional das Mulheres.
Ao se completar um século desde que as mulheres socialistas reunidas em Copenhague aprovaram a proposta do Dia Internacional das Mulheres, a recuperação do significado dessa data é uma contribuição importante para a reflexão sobre os desafios, as formas de organização e as reivindicaçхes que mobilizam a lutadas mulheres ainda hoje.

As Origens e a Comemoração do Dia Internacional das Mulheres – Ana Isabel álvarez Gonzalez

Por favor, compartilhe este livroShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A informação nesta página está disponível apenas para referência.
Você pode comprar ou baixar este livro online - amazon.com.br