Lima Barreto

Lima Barreto
Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores
Autor: Lima Barreto

Sinopse – Lima Barreto – Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores – Lima Barreto

Noventa anos apуs a morte, o funcionário público e escritor Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), permanece atual em sua obra, entre outros motivos porque escreveu muito, e bem, sobre operários e outros personagens do povo. Observou atentamente o que ocorria no Brasil e no exterior desde nossa abolição oficial da escravatura, cujo 13 de maio de 1888 coincidiu com o sétimo aniversário da então criança (leia-se “Maio”, nesta antologia).
A observação atenta acompanhou a vida dos trabalhadores nos primeiros tempos do Brasil sob o regime republicano: “Palavras de um snob anarquista” (publicado originalmente em 1913 n’A voz do trabalhador, jornal da primeira Confederação Operária Brasileira); “Sobre a carestia”; “São Paulo e os estrangeiros”, I e II; “Da minha cela”; “Carta aberta”; “Problema vital”; “Sobre o maximalismo”; “Homem ou boi de canga?”; “Simples reparo”; “A greve da Cantareira”; “Manuel de Oliveira”.
Com tais características, Lima Barreto e sua linguagem posicionam-se em oposição frontal aos poderosos da época, em variadas dimensхes: política, social, econômica, cultural. Razão por que a obra de nosso escritor passou décadas marginalizada na cultura brasileira – inclusive na cultura escolar, em que até hoje não tem o devido reconhecimento.

Lima Barreto – Antologia de artigos, cartas e crônicas sobre trabalhadores – Lima Barreto

Por favor, compartilhe este livroShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A informação nesta página está disponível apenas para referência.
Você pode comprar ou baixar este livro online - amazon.com.br