Navegar é preciso

Navegar é preciso
Autor: Fernando Antуnio Nogueira PessoaFernando Pessoa

Sinopse – Navegar é preciso – Fernando Pessoa

Este livro é uma seleção dos textos místicos de Fernando Pessoa:

Pessoa escreveu sobre a alma humana, este é todo o seu misticismo; e conforme tantos outros poetas da alma, para saber realmente quem foram, quem são, teríamos antes de saber quem somos, em nossa essкncia mais profunda, inefável, transcendente… Teríamos, como os Rumi, as Teresa D’ávila, os Tagore, os Gibran e os Pessoa, de haver conhecido a Alma face a face.

A Rua dos Douradores não existe em Portugal nem em canto algum, mas existe sempre. Tudo o que foi imaginado existe. E tudo o que foi imaginado no Reino da Alma existe eternamente, existe sempre. Isto que estou a falar não pode ser falado – isto é mitologia pura.

Todos os símbolos da mitologia, afinal, dizem respeito a vocк: Vocк enfrentou aos deuses monstruosos de sua prуpria alma? Vocк venceu e apaziguou os seus demônios interiores? Vocк despertou de sua vida de sonolкncia animal para uma nova vida onde pode ver, finalmente, que há sу uma única Alma que está em tudo, e que vocк mesmo é também uma pequena parte dela?

"Deus é a alma de tudo" – concluiu o prуprio guarda-livros num de seus lampejos de consciкncia desperta… Em nossa essкncia mais profunda, somos como heterônimos de algum Escritor oculto, somos um com o ser transcendente.

Mas isto que quero tentar dizer não foi dito aqui, e nem em qualquer parte da obra pessoana. Pois isto não se diz com palavras, com cascas de sentimento… Para isto existe a poesia, que diz alguma coisa, sem realmente haver dito.

Este meu translado pela mitologia pessoana foi apenas o querer dizer alguma coisa, e não haver dito nada. Para aqueles que já conheciam a obra de Pessoa, estas seleçхes talvez tragam algumas boas recordaçхes. Para aqueles que nunca o leram antes, quero crer que estas seleçхes lhes sirvam como uma "introdução mística" ao seu pensamento. A única coisa que este livro não é, nem pretendeu ser, é um livro acadкmico. Notas de rodapé vocкs encontrarão aos montes em outras seleçхes (nada contra as notas de rodapé nem contra as outras seleçхes, muitas delas muito superiores a esta, que é apenas uma pequena declaração de amor ao poeta que foi muitos)…

[eBook а venda para Kindle e Kobo]

Navegar é preciso – Fernando Pessoa

Por favor, compartilhe este livroShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A informação nesta página está disponível apenas para referência.
Você pode comprar ou baixar este livro online - amazon.com.br