Tratado da esfera

Tratado da esfera
Autor: Johannes de Sacrobosco

Sinopse – Tratado da esfera – Johannes de Sacrobosco

Com longevidade impensável para um livro didático na era contemporвnea, o Tratado da esfera (Tractatus de Sphera), de Johannes de Sacrobosco, concebido para o estudo de Astronomia, foi adotado nas universidades por quase cinco séculos – de meados dos anos 1200, quando foi escrito, até o fim dos 1600.
Tal sucesso é atribuído a características peculiares do livro, cuidadosamente polido pelo autor, tanto do ponto de vista pedagуgico quanto do literário. Na obra, criada para os estudos do Quadrivium, disciplina em que se agrupavam Aritmética, Música, Geometria e Astronomia, Sacrobosco buscou integrar, por meio de referкncias, autores paradigmáticos também do Trivium, que incluía Gramática, Retуrica e Dialética (Lуgica). Assim, o livro percorre de Euclides e Teodуsio a Virgílio e Ovídio.
Em termos de pedagogia, o autor primou na seleção do conteúdo, priorizando, em geral, exemplos e justificativas visualizáveis, que prescindiam do uso de instrumentos e cálculos muito complexos.
O prestígio do Tratado da esfera decorreria ainda do contexto em que foi produzido, pois Sacrobosco aparentemente pode combinar a velha Astronomia literária da primeira Idade Média com a nova Astronomia científica dos tradutores de árabe do século XII.
As características da presente edição tornam a obra ainda mais especial: o texto segue a versão clássica traduzida pelo grande erudito portuguкs Pedro Nunes, no século XVI, e incorpora todos os comentários e notas do tradutor.

Tratado da esfera – Johannes de Sacrobosco

Por favor, compartilhe este livroShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A informação nesta página está disponível apenas para referência.
Você pode comprar ou baixar este livro online - amazon.com.br